Borda Superior

Agenda

Reflexões


Ana - mãe fiel e temente a Deus - Rev. Osni Ferreira

Somente através da ajuda do Espírito Santo, uma mulher pode se tornar a mãe que cumpre os desígnios para os quais Deus a criou. Inúmeras são as mães que ignoram e até negligenciam seus filhos para manter um determinado “status”, para satisfazer seus desejos egoístas e viver um estilo de vida que lhe seja agradável. Há muitas influências que o mundo oferece e rouba as mães do seu principal papel deixado pelo nosso Criador.

Gostaria de neste dia tão especial, parabenizar a todas as queridas mães, e encorajá-las a pensar e meditar no exemplo bíblico de Ana, uma mãe fiel, dedicada e temente a Deus. Encontramos sua história narrada nos capítulos um e dois do primeiro livro de Samuel. Logo no início da narração ela é apresentada como uma mulher estéril (v.6). Naquele tempo a esterilidade era algo insuportável e vexatório, e Ana sentia-se oprimida e miserável, porque Penina, sua rival, a provocava pelo fato de não ter filhos. No entanto, ela veio a ser mãe pela fé, e Deus foi tremendamente gracioso para com ela.

Ana era uma mulher temente a Deus e muito amada pelo seu marido Elcana. Mas somente o amor do marido não lhe bastava. Seu profundo desejo de se tornar mãe e romper a barreira da esterilidade fizeram com que ela buscasse a Deus intensa e fielmente.

O registro bíblico afirma que Ana e Elcana iam à Casa do Senhor anualmente, como era costume dos judeus, para adorar e sacrificar ao Senhor. Ana orava a Deus no templo, com tal profundidade de alma, que somente os seus lábios se moviam, ao ponto do sacerdote Eli pensar que ela estivesse embriagada. Foi nessa ocasião que ela ouviu do homem de Deus as palavras: “vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste” (1:17). Ana perseverou na fé, concebeu a criança tão desejada e de posse da sua bênção cumpriu seu voto a Deus. Por alguns anos, até desmamar o bebê, ela não foi a Siló. Não fez do seu filho o centro do universo e no tempo certo, ainda criança, com fé e muito temor o levou para permanecer na casa do Senhor, como havia prometido a Deus.

O modelo de fé, santidade e obediência de Ana foram indubitavelmente, transmitidos ao seu filho nos poucos anos que com ele convivera. Samuel tornou-se grande em sua geração, numa época em que os valores morais e a obediência a Deus estavam em total decadência no meio do povo de Israel.

Nada supera na vida de uma mãe seu tempo gasto aos pés do Senhor. Os princípios que ela deixa gravados nos corações dos filhos, que lhes são confiados como herança do Senhor, são insubstituíveis. Como alguém afirmou, “a mão que embala o berço, é a mão que rege o mundo”. Feliz dia das mães!